14 maio 2015

A ex do meu namorado está me perturbando

Relacionamentos anteriores podem ser fonte de muitos desentendimentos para o casal, principalmente quando mal resolvidos, vejam o que R. dividiu com a gente:

"Olá! A ex do meu namorado está me perturbando, inventado histórias... O que eu faço? Um beijo de uma leitora apaixonada pelo blog".

Inicialmente é importante analisarmos a postura da “ex”. A perturbação e inconveniência está diretamente ligada a uma necessidade de chamar a atenção e, de certa maneira, é uma tentativa de atacar o novo relacionamento, seja por inveja, por vingança ou frustração. O que define a sua motivação é como o fim do ex-relacionamento aconteceu. 


Muitas pessoas tem dificuldades em aceitar o fim, não suportam a possibilidade de serem responsáveis pelo término e buscam incessantemente um “culpado” na esperança que eliminando-o tudo volte a ser como antes, outras sentem-se tão feridas pelo fim, que procuram diminuir o sofrimento próprio causando sofrimento alheio. De qualquer forma, tais atitudes só progridem se reforçadas. Para entenderem, imaginem um bebê que chora muito, se os pais prontamente lhe derem o que deseja estarão reforçando que “chorar é igual a ganhar”, logo reforçando o comportamento de chorar. 


Por isso, a primeira postura a adotar caso esteja vivenciando este drama como nossa querida R. é NUNCA REVIDE, não responda às provocações, não queira tirar satisfações, não entre neste joguinho, pois isto só alimentará a fantasia de que o ex é importante e merece atenção. Além disto é importante não intervir diretamente, procure entender que quem deve dar um chega para lá é seu parceiro, cabe a ele a função de colocar o limite necessário para proteger vocês dois. Procurem conversar bastante, deixando os ciúmes de lado, para não comprometer seu discernimento, e juntos buscarem a melhor maneira de acabar com esta situação sem causar sofrimento para ambas as partes, é uma situação que exige muita maturidade. A tendência é o tempo passar, a dor ser elaborada, e esta necessidade de atacá-los sumir. 

Todavia, vale ressaltar que há casos de comprometimento severo, em que a perseguição se torna doentia e por vezes até perigosa, por isso nestes casos não se deve hesitar em tomar uma atitude mais prática, procurar as autoridades e distanciar-se o máximo possível da pessoa doente. 

De maneira geral, a convivência com ex-parceiros trata-se de um assunto muito convergente, onde as opiniões são diversas. Há aqueles que defendem a amizade, outros que exigem a exclusão e também aqueles que esperam apenas um afastamento. E neste ponto não há uma regra, cada casal possui uma dinâmica e deve definir juntos como será a relação com o passado. 

Um ensinamento que minhas experiências de vida me mostraram referente ao tema “ex-relacionamento”, e gostaria de compartilhar com vocês para finalizar este post é procurem evitar valorizar o passado, não há necessidade de contar tudo o que passou, ou como foram seus relacionamentos anteriores, preservar seu novo parceiro destes detalhes pode ser muito positivo, evitando inseguranças, comparações e ciúme excessivo, por exemplo. Não se trata de esconder o que já foi, mas preocupar-se mais com o futuro investindo suas energias na construção deste “novo amor”, procurando manter o que passou apenas em suas lembranças. Pode parecer bobeira, mas pode influenciar muito na manutenção da relação a longo prazo, acreditem.

Enfim, desejo que R. e seu namorado superem este conflito com a ex-namorada, e possam recuperar a paz que tanto merecem. Alguém aqui com problemas com ex-namoradas também? Um grande beijo a todos e até a próxima. 

(As informações contidas nesta publicação NÃO substituem um atendimento real terapêutico adequado com um profissional psicólogo qualificado.)

OBS: Quem quiser participar da sessão Namoradas no Divã, pode enviar e-mail para surpreenda.seu.namorado@gmail.com com este título Divã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário